Mulheres Negras Em Marcha Pela Reparação e Bem Viver

Sarau das Pretas surge em 2013 como uma das propostas da Agenda Julho das Pretas, é uma ação de Incidência política de mulheres negras da Odeart na luta pela igualdade de gênero e raça da Odeart em Salvador. Em 2024 se prepara para mais uma edição memorável, 12º Sarau das Pretas, prometendo uma celebração vibrante com debates inspiradores, arte e cultura negra, impulsionados pela pauta da reparação e bem viver, sendo estes o alicerce de um projeto de nação proposto por mulheres negras do Brasil.

O Julho das Pretas é uma agenda de articulação política de mulheres negras do país, que anualmente traz um leque de atividades produzidas e protagonizadas por diversas organizações de mulheres negras e mistas de enfrentamento das violações de direitos de igualdade pelo país. Seu princípio fundamental é o Bem-viver, que consiste na busca da segurança plena à vida e a existência plural de povos e culturas.

Para tal, é necessário o combate contínuo às opressões que ainda nos cercam. Dentro da agenda do julho, a linha de frente é o combate ao racismo (em suas variadas faces) e o machismo estrutural na sociedade brasileira. As atividades da agenda costuram e evidenciam uma rede de solidariedade racial de gênero, política e social, visibilizando iniciativas, produções e ações das mulheres negras no Brasil.